Notícias de saúde

Cirurgia de amígdalas não apresenta vantagens em relação ao tratamento clínico

22 de setembro de 2004 (Bibliomed). Um estudo publicado na última edição da revista British Medical Journal avaliou os benefícios da cirurgia de retirada das amígdalas (adenotonsilectomia) em crianças com infecções na garganta ou hipertrofia das amígdalas.

O estudo foi realizado em 21 hospitais e três centros acadêmicos holandeses. Foram estudadas 300 crianças entre 2 e 8 anos, separadas em um grupo que foi operado e outro em que os pacientes foram observados. Não foram notadas diferenças significativas no número de episódios de febre por pessoa-ano, nas infecções do trato respiratório e na qualidade de vida.

A cirurgia de remoção das amígdalas foi mais efetiva em crianças com história de três a seis infecções do que nas crianças com zero a duas. Doze crianças apresentaram complicações da cirurgia.

Os autores concluíram que a adenotonsilectomia não apresenta benefícios em relação ao tratamento clínico expectante em crianças com sintomas de infecções de garganta ou hipertrofia das amígdalas.

Fonte: British Medical Journal Volume 329, Issue 7467, Page 651- September 18, 2004

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários