Notícias de saúde
29 de Junho de 2004 (Bibliomed). A metástase é um processo de vários passos durante o qual as células do câncer se disseminam a partir do local do tumor primário e estabelecem tumores secundários em órgãos distantes. A maior parte das mortes devidas a câncer acontecem por causa das metástases. É um processo misterioso: é como se os tumores enviassem emissários para outros órgãos para além daqueles onde se formaram.
Em uma busca para as chaves reguladoras do processo de metástase em um modelo animal de câncer de mama, pesquisadores do Whitehead Institute for Biomedical Research, de Cambridge, Estados Unidos, verificaram que uma proteína (Twist) que, durante o desenvolvimento embrionário atua como sinalizadora e diz às células para onde devem ir para se transformarem em vários tipos de tecidos, parece desempenhar um papel importante.
Segundo estudo publicado na semana passada na revista Cell, o fator Twist, que deveria estar desativado nos adultos sadios, ajuda o câncer da mama a espalhar-se para outros órgãos e tecidos.
O fator atua normalmente como regulador da atividade genética: diz aos genes quando devem ativar-se e desativar-se. Dessa forma, regula o tráfego celular no início do desenvolvimento dos embriões, mas depois é desativado, e fica em estado dormente na maioria dos tecidos de um organismo adulto.
Mas, através de um processo ainda desconhecido dos cientistas, algumas células de tumores mamários conseguem reativar a proteína, e usá-la para proliferar pelo organismo. Assim as células cancerosas adquirem de uma só vez as capacidades de que necessitam para executar as complexas fases da metástase.
Fonte: Cell 2004 Jun 25;117(7):927-39
Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.
Veja também