Notícias de saúde

Governo Quer Mudar Lei de Transplantes

SÃO PAULO (Reuters) - O ministro da Saúde, José Serra, disse na quarta-feira que o governo vai mudar a lei de transplantes, eliminando a exigência de autorização para a doação de órgãos nas carteiras de identidade ou habilitação, informou a assessoria de imprensa do ministério.

Serra explicou que essa autorização é desnecessária pois, segundo a lei, a última palavra é da família. "Trata-se de uma redundância prejudicial à oferta de órgãos", disse o ministro.

O ministro disse ainda, durante a cerimônia Transplantes: política de fomento e captação de órgão, que os gastos do governo com transplantes aumentaram 80 por cento entre 1998 e 2000. O valor do transplante aumentou em cerca de 50 por cento entre 1997 e 2000, de acordo com a assessoria.

Segundo Serra, o volume de transplantes está limitado pela oferta de órgãos e não pela disponibilidade financeira, "pois o teto do SUS (Sistema Único de Saúde) para transplantes continua aberto".

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários