Notícias de saúde

Gastos com Transplantes Aumentaram 80%

Na cerimônia “Transplantes: política de fomento da captação de órgão”, em Brasília, o ministro da Saúde, José Serra, informou que os gastos do Ministério da Saúde com transplantes aumentaram 80% entre 1998 e 2000. O valor do transplante aumentou cerca de 50% entre 1997 e 2000.

Depois de anunciar a criação da Central Nacional de Notificação, Capacitação e Distribuição de Órgãos, no Aeroporto Internacional de Brasília, o ministro informou que o governo vai mudar a lei de transplantes, eliminando a exigência de autorização (ou não) para a doação de órgãos por ocasião da obtenção ou renovação das carteiras de Identidade ou Habilitação.

José Serra explicou que a tal autorização é desnecessária porque, segundo a lei, a última palavra é dada pela família. “Trata-se de uma redundância prejudicial à oferta de órgãos”, afirmou.

O ministro disse, por último, que o volume de transplantes está limitado pela oferta de órgãos e não por disponibilidade financeira, “pois o teto do SUS para transplantes continua aberto”.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários