Notícias de saúde

Comer peixe na gravidez pode ser prejudicial para os bebês

26 de Março de 2004 (Bibliomed). Para proteger os bebês em desenvolvimento dentro do útero de níveis altos de mercúrio, um mineral potencialmente potencial para o cérebro, as autoridades sanitárias americanas emitiram diretrizes para advertir mulheres grávidas, amamentando, ou até mesmo considerando ter filhos, para não comerem mais do que 2 porções de peixe por semana.

O FDA (Food and Drug Administration) e a Agência de Proteção Ambiental emitiram as novas diretrizes conjuntamente - o comunicado enfatiza a importância dos peixes e frutos do mar na alimentação, pois são fontes de proteína de alta qualidade e outros nutrientes essenciais, como ácidos graxos omega-3, saudáveis para o coração.

Porém, como uma advertência, estão recomendando que as mulheres que estão grávidas ou amamentando, ou planejem engravidar, a limitar a quantidade de peixe ingerido, e comer peixes com baixos teores de mercúrio.

O mercúrio existe naturalmente no ambiente, e também pode ser lançado no ar pela poluição industrial. O mercúrio acumulado nos oceanos é transformado em metil-mercúrio - é este tipo de mercúrio que pode ser prejudicial, especialmente para o cérebro em desenvolvimento dos bebês. Os peixes absorvem o metil-mercúrio ao se alimentar nestas águas.

Fonte: FDA

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários