Notícias de saúde

Cirurgia de retirada do útero por vídeo traz poucas vantagens em relação aos procedimentos convencionais.

23 de Janeiro de 2004 (Bilbiomed). A histerectomia é a cirurgia no qual se faz a retirada do útero em situações como, por exemplo, na presença de tumores. Os métodos convencionais de cirurgia são feitos através de incisão no abdome ou por via vaginal

Dois novos estudos, publicados na semana passada na revista British Medical Journal, buscaram comparar a histerectomia convencional com a mesma cirurgia feita através de procedimento de vídeo (a chamada vídeo-laparoscopia), que requer incisões menores.

Segundo o primeiro dos estudos, a histerectomia, quando realizada com equipamento de vídeo-laparoscopia, é um procedimento menos doloroso e com uma menor permanência hospitalar após a cirurgia; entretanto, o procedimento traz mais complicações, quando comparado com a cirurgia convencional abdominal para a retirada do útero. Na pesquisa, que analisou a evolução de 1346 mulheres em vários centros médicos, os investigadores verificaram um número maior de complicações pós-operatórias e maior tempo operatório no grupo submetido à cirurgia com o auxílio da vídeo-laparoscopia.

Entretanto, os pesquisadores verificaram que estes mesmo pacientes, após 6 semanas, tinham menos dores e uma melhor qualidade de vida, se comparados com outros submetidos à cirurgia abdominal convencional de histerectomia.

Em relação a custos destes procedimentos de histerectomia, um outro artigo neste mesmo número da revista concluiu que a relação custo-benefício deste método de vídeo-histerectomia é semelhante a cirurgias de histerectomia realizadas pelas vias convencionais.

Copyright © 2004 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários