Notícias de saúde

Descoberto gene relacionado aos ataques cardíacos

01 de Dezembro de 2003 (Bibliomed). O primeiro gene diretamente ligado a ocorrência de ataques cardíacos foi isolado – é o que informa artigo publicado na edição da última sexta-feira da revista Science.

O gene foi isolado em estudo realizado em uma família norte-americana afetada em sucessivas gerações por doença obstrutiva da artéria coronária. Segundo o Dr. Eric Topol, da Cleveland Clinic, e chefe da equipe de pesquisadores que identificou o gene MEF2A, este contribui para proteger as paredes arteriais da formação de placas que podem impedir o fluxo sangüíneo e provocar os ataques cardíacos. Segundo os pesquisadores, este é o primeiro gene identificado relacionado ao ataque cardíaco - quem tiver esta mutação de gene deverá desenvolver a doença. Se o gene não existir na família, não deverá aparecer a doença. Na opinião dos investigadores, essa mutação causa o espessamento e a obstrução das artérias.

Os pesquisadores analisaram os genes de cerca de cem membros de uma família do estado americano de Iowa em que a ocorrência de ataques cardíacos tem sido comum ao longo das gerações.

São necessários mais estudos para determinar se o MEF2A desempenha um papel na doença coronária em pessoas não pertencentes a famílias em que a mutação é hereditária.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários