Notícias de saúde

Gene Pouco Conhecido Pode Provocar Doenças Cardíacas Precoces

NOVA ORLEANS, EUA (Reuters) - Pesquisadores afirmaram no domingo que haviam identificado mutações em três genes aparentados que aumentam significativamente as chances de uma pessoa ter um ataque cardíaco ou de desenvolver doenças nas artérias coronárias antes dos 50 anos.

Eric Topol, chefe do departamento de cardiologia da Fundação Clínica de Cleveland, afirmou que um teste para diagnosticar os genes mutantes poderia ser colocado no mercado dentro de dois anos. O teste ajudaria os médicos a determinar as chances genéticas de uma pessoa desenvolver prematuramente doenças no coração.

Segundo Topol, seu estudo contou com a colaboração de 15 centros médicos dos Estados Unidos, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da empresa de biotecnologia Millenium Pharmaceuticals Inc.

Na pesquisa, foram identificadas 420 famílias, compostas por 1.366 pessoas e nas quais dois irmãos haviam apresentado doenças coronárias prematuras -- definidas como ataque cardíaco ou endurecimento das artérias coronárias antes dos 45 anos para os homens e antes dos 50 para as mulheres.

O material genético de 340 desses pacientes que foram diagnosticados com algum tipo de doença foi comparado com o código de um grupo de controle, cujos integrantes não apresentavam doenças cardíacas.

"Nosso objetivo foi descobrir quais genes podem causar problemas tão sérios no coração em uma população jovem, alguns com menos de 40 anos", disse Topol em uma entrevista publicada pela American Heart Association.

Após analisar os genes, três se destacaram. Todos pertencem a uma família pouco conhecida chamada trombospodin. Eles criam proteínas envolvidas na estrutura das veias sanguíneas e no funcionamento delas.

Os pesquisadores descobriram que todos os pacientes de doenças cardíacas prematuras apresentavam mutações em um ou mais dos três genes -- TSP-1, TSP-2 e TSP-4.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários