Notícias de saúde

Cirurgiões americanos reconstroem um coração do lado de fora do corpo

22 de Setembro de 2003 (Bibliomed). As cirurgias de coração aberto envolvem a suspensão das batidas cardíacas e a correção dos defeitos ou a colocação de pontes de safena enquanto o coração está parado. Agora, em uma cirurgia inédita, cirurgiões americanos retiraram o coração de uma paciente, reconstruíram metade do órgão com tecidos bovinos preservados, e realizaram o reimplante cardíaco após a correção. A operação foi realizada no Centro Médico da Universidade de Maryland.

Durante o período em que o coração ficou fora do corpo, uma máquina de coração-pulmão artificial se encarregou de manter a paciente viva. Ela era portadora de tumores cardíacos, e, pela localização destes tumores, teria sido impossível a reconstrução cardíaca pelas técnicas habituais.

Durante o período da ressecção dos tumores, o coração foi mantido em uma solução gelada; o tecido bovino usado para reconstruir a parte comprometida do coração foi tratado quimicamente, para evitar a rejeição.

Este tipo de reconstrução não irá se tornar um procedimento de rotina, sendo reservado apenas para casos especiais. A informação foi publicada sexta-feira na revista British Medical Journal.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários