Notícias de saúde

Diminui o uso de antibióticos em crianças

03 de Setembro de 2003 (Bibliomed). Parece ter ocorrido uma queda significativa no número de antibióticos prescritos para crianças nos últimos anos. Isso é o que informa um novo estudo publicado ontem na revista Pedriatrics, da Academia Americana de Pediatria. Esta é uma boa notícia para médicos que têm feito campanha para reduzir o uso de antibióticos, no sentido de combater o surgimento de formas resistentes de bactérias comuns,acrescentou o estudo.

Segundo a pesquisa, preparada pela Escola de Medicina de Harvard e outras Faculdades, a prescrição de antibióticos diminuiu significativamente entre 1996 e 2000, simultaneamente com a diminuição na ocorrência de infecções bacterianas potenciais, especialmente a otite média. Os investigadores informaram que suas conclusões se basearam na análise de mais de 200.000 contas hospitalares apresentadas a convênios médicos. As crianças tinham idades entre três meses a 18 anos, e eram cobertas por nove diferentes planos médicos.

Uma razão principal para a diminuição da prescrição de antibióticos entre as crianças mais jovens foi a de que os médicos diagnosticaram menos crianças com otite média, que é comum nos primeiros alguns anos de vida. Estudos recentes demonstraram que esta condição se soluciona sem o uso de antibióticos em um bom número de casos.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários