Notícias de saúde

Durante pandemia, houve queda na prescrição de medicamentos para crianças

13 de agosto de 2021 (Bibliomed). O número de medicamentos prescritos para crianças caiu mais de 25% durante os primeiros oito meses da pandemia COVID-19 em 2020 em comparação com o mesmo período em 2019, descobriu um estudo da University of Michigan, nos Estados Unidos.

As quedas mais acentuadas foram observadas em antibióticos prescritos para infecções, bem como para "remédios para tosse e resfriado". As prescrições de antibióticos para crianças e adolescentes caíram quase 56% entre abril e dezembro do ano passado em comparação com o mesmo período de 2019, mostraram os dados. As prescrições para doenças crônicas, como transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e asma, também caíram, mas as para depressão permaneceram inalteradas.

Para este estudo, os pesquisadores analisaram dados nacionais de dispensação de medicamentos prescritos de 92% das farmácias em todo o país para avaliar as mudanças entre crianças de 19 anos ou menos durante a pandemia COVID-19.

Entre janeiro de 2018 e fevereiro de 2020, quase 25,8 milhões de medicamentos prescritos foram dispensados ??a crianças mensalmente. No entanto, durante os primeiros oito meses da pandemia - abril a dezembro de 2020 - a dispensa de medicamentos prescritos diminuiu cerca de 27% em comparação com o mesmo período de 2019.

Os medicamentos normalmente prescritos para infecções agudas, incluindo antibióticos, caíram quase 51%, enquanto aqueles para doenças crônicas, como asma e TDAH, caíram 17%. O número de medicamentos prescritos dispensados ??para o TDAH entre as crianças diminuiu 11%.

Além disso, o número de medicamentos prescritos usados ??para tratar os sintomas do resfriado comum, especialmente para suprimir a tosse, diminuiu quase 80% durante o período de estudo de 2020.

De acordo com os pesquisadores, a diminuição na dispensação de antibióticos provavelmente reflete reduções nas infecções, como resfriados e infecções na garganta, devido às medidas de mitigação de risco do COVID-19, como distanciamento social e máscaras faciais.

Fonte: Pediatrics. DOI: 10.1542/peds.2021-049972.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários