Notícias de saúde

Pesquisa mostra que 80,5% dos brasileiros que fumam desejam largar o cigarro

03 de Junho de 2003 (Bibliomed). Um estudo mostrou que 80,5% dos brasileiros que fumam desejam largar o vício – a maioria para beneficiar familiares, não em função da própria saúde. Eles bem que tentam (a média de tentativas é de 5,2 vezes por pessoa), mas depois de um período de abstinência voltam a acender o cigarro por falta de estratégias eficientes. Esses dados são de uma pesquisa realizada pela psiquiatra Analice de Paula Gigliotti, chefe do Setor de Dependência Química da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, em sua dissertação de mestrado defendida recentemente na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

. A pesquisadora analisou os hábitos, atitudes e crenças de 800 fumantes em quatro capitais brasileiras: 300 em São Paulo, 300 no Rio de Janeiro, 100 em Porto Alegre e 100 em Recife – metade de cada sexo e com idade entre 14 e 65 anos. Os participantes responderam a um questionário desenvolvido para uma pesquisa européia que sofreu pequenas alterações para ser aplicado ao público brasileiro. Os voluntários foram divididos em quatro grupos de acordo com o grau de motivação para parar de fumar e com o nível de dependência à nicotina. Do total, 55,7% foram considerados muito dependentes e 44,3% pouco.

O estudo também mostrou que grande parte dos fumantes desconhece as doenças que os ameaçam. Eles receberam uma lista com seis enfermidades (asma, câncer de pulmão, derrame cerebral, infarto agudo do miocárdio, enfisema e hipertensão arterial) e tinham de dizer quais delas estavam diretamente ligadas ao hábito de fumar. Apenas 58,5% dos entrevistados sabiam que todas as doenças citadas são relacionadas ao fumo. Em contrapartida, 6,17% acreditam que apenas uma delas está ligada. A doença mais relacionada foi o câncer de pulmão (92%) e a menos, a hipertensão arterial (0,7%).

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários