Notícias de saúde

Medicamentos comprados pela internet representam risco para a saúde

02 de Maio de 2003 (Bibliomed). É cada vez maior o número de empresas autuadas por comercializar e divulgar medicamentos e outros produtos sob vigilância sanitária via internet sem fornecer ao consumidor o esclarecimento que deveriam. Para convencer o comprador alguns sites preparam boas apresentações e prometem grandes soluções para todos os tipos de problemas da vida moderna, alerta a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A Gerência-Geral de Inspeção e Controle de Medicamentos e Produtos da Anvisa tem combatido essas empresas que trazem risco a saúde coletiva por meio do rastreamento fiscal dos responsáveis pelos produtos irregulares e pela fiscalização das publicidades de produtos desconhecidos da Anvisa. Mas a participação da população é fundamental: consumidores que desconfiam de sites ilegais podem denunciá-los à Anvisa por meio do e-mail ouvidoria@anvisa.gov.br ou pelo disque-saúde do Ministério da Saúde, pelo número 0800-611997. Para saber se uma empresa está legalmente autorizada e possui autorização de funcionamento ou se um medicamento é registrado, entre no site www.anvisa.gov.br.

Somente farmácias e drogarias legalmente autorizadas pela Anvisa e licenciadas pela Vigilância Sanitária local podem comercializar medicamentos. Também é proibida a venda via internet de medicamentos à base de substâncias sujeitas a controle especial como, por exemplo, substâncias anabolizantes, psicotrópicas e entorpecentes. Comprar medicamentos pela internet pode colocar em risco a saúde do paciente, pois ele estará sujeito a receber produtos falsificados, adulterados, com concentração incorreta, contaminados ou até mesmo não receber produto algum. Além disso, os medicamentos com origem duvidosa podem provocar perigosas reações se associados a outro medicamento que você esteja utilizando.

A Anvisa adverte para que se tenha cuidado com sites que promovem curas milagrosas para doenças graves ou que incluem casos não comprovados cientificamente e que prometam resultados fantásticos para um determinado medicamento. Deve-se evitar, de modo especial, comprar medicamentos em sites estrangeiros, pois eles geralmente realizam a importação de drogas de forma ilegal.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários