Notícias de saúde

Unifesp recruta voluntários para pesquisa sobre asma

07 de Abril de 2003 (Bibliomed). A asma é uma doença primariamente inflamatória das vias aéreas, com episódios recorrentes de tosse, sibilância e dispnéia, freqüentemente associada à responsabilidade brônquica aumentada e a uma limitação das vias aéreas.

Mundialmente, a prevalência da asma triplicou nos últimos 30 anos e é uma das doenças mais comuns na infância, sendo ainda responsável por um grande número de atendimentos de urgência e internações em todo o país, chamando a atenção dos meios médicos e da saúde pública para a necessidade de programas educativos e preventivos que possam reduzir as chamadas hospitalares e de urgência. Em ambulatórios gerais, a asma é também responsável por grande parte das consultas. No Brasil, ocorrem, a cada ano, aproximadamente 2.000 óbitos por asma.

O Ambulatório de Pesquisa em Asma da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) está recrutando pacientes asmáticos para um estudo que tem por objetivo analisar a eficácia do tratamento com medicamentos para portadores de asma leve. Podem participar do estudo pessoas de ambos os sexos com mais de 18 anos, alfabetizadas, portadoras de asma leve diagnosticada há pelo menos seis meses e que façam uso apenas de medicamentos bronco-dilatadores. Não serão aceitos voluntários que estejam sendo tratados com terapia à base de corticóides.

Os participantes farão um teste de função pulmonar e serão acompanhados durante um ano. Quem quiser se inscrever na pesquisa, aprovada pelo Comitê de Ética da Unifesp sob o número SAS30024, deve ligar para (11) 5084-1268 e falar com Patrícia, no horário das 8 às 12 horas.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários