Notícias de saúde
10 de setembro de 2020 (Bibliomed). Estudo do Instituto de Medicina Molecular (IMM) João Lobo Antunes da Universidade de Lisboa, em Portugal, está recrutando voluntários para um estudo sobre a prevalência da infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). A instituição pretende recrutar 12 mil voluntários para aferir a prevalência da infecção pelo SARS-CoV-2 no país.
Os pesquisadores realizarão testes sorológicos para detecção de anticorpos para o novo coronavírus, sem custos para os voluntários, até o dia 07 de outubro de 2020 em 314 postos de colheita do Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa. Os resultados do estudo, apresentado como "o primeiro painel serológico para a covid-19 de cobertura nacional alargada", são esperados no fim de outubro e visam oferecer aos pesquisadores uma avaliação mais completa sobre a prevalência da infecção no país.
De acordo com os autores, o painel sorológico será constituído decorridos seis meses sobre o início da pandemia em Portugal, após um período de confinamento e outro de desconfinamento e depois das férias do verão, em pessoas que estiveram foram ao país, e terá com base três grupos etários: menores de 18 anos; entre 18 e 54 anos; e acima de 55 anos, sendo os dois últimos grupos representando mais de 81% dos voluntários. O estudo vai considerar, também, a densidade populacional das regiões (baixa, média e elevada).
Além do exame sorológico, os participantes do estudo serão submetidos a uma pesquisa médica para identificação de doenças crônicas, vacinação contra tuberculose e gripe, e se são assintomáticas.
Quem deseja se voluntariar, pode entrar em contato pelo telefone 808 100 062 (entre 09h e 18h) ou pelo clicando AQUI.
Fonte: Universidade de Lisboa. Press-release. Setembro de 2020.
Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.
Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.
Veja também