Notícias de saúde

Unifesp recruta voluntários para estudo sobre doenças cardiovasculares

19 de Maio de 2003 (Bibliomed). Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) estão recrutando voluntários para um estudo que irá determinar a influência de genes nas doenças cardiovasculares e no tempo de vida de idosos portadores de aterosclerose – processo inflamatório e degenerativo da parede das artérias, associado à ocorrência de Infarto Agudo do Miocárdio, da Demência e do Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (derrame). O objetivo do estudo é compreender a interferência do gene da substância denominada Lipase Lipoprotéica no desenvolvimento da aterosclerose.

Nos idosos, os eventos cardiovasculares são a principal causa de morte e as demências geram dependência funcional. Segundo a pesquisadora responsável pelo estudo, Lara Quirino Araújo, existem alguns fatores que aumentam as possibilidades do indivíduo apresentar doença cardiovascular, como idade elevada, sexo masculino, fatores genéticos, alteração na gordura do sangue, hipertensão, diabetes, tabagismo, obesidade, sedentarismo e estresse.

Para o desenvolvimento do estudo, pesquisadores do Instituto de Geriatria e Gerontologia da Unifesp estão recrutando voluntários do sexo masculino, com idade acima de 65 anos que tiveram Infarto do Miocárdio ou Derrame Cerebral. A análise será feita por meio de consulta médica e exame de sangue. A partir da amostra do sangue serão realizadas dosagens de colesterol total e frações, triglicérides, glicemia de jejum e extração do DNA para o estudo do gene.

A triagem está sendo realizada todas as segundas-feiras dos meses de maio e junho, das 9h30 às 11h30, no Instituto de Geriatria e Gerontologia da Unifesp, que fica à Rua Francisco de Castro, 109, Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo, próximo à estação Santa Cruz do metrô. Os interessados devem agendar entrevista com Rosa, pelo telefone (11) 5575-4848.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários