Notícias de saúde

Amanhã é dia de "Mutirão da Visão" na zona leste paulista

07 de Fevereiro de 2003 (Bibliomed). Cerca de 140 profissionais da área de saúde e voluntários estarão trabalhando no “Mutirão da Visão – Prevenção da cegueira por catarata e diabete”, que acontecerá amanhã, das 8 às 14 horas, no Hospital Alípio Correia Neto (Al. Rodrigo Debrum, 1989, Ermelino Matarazzo, Zona Leste de São Paulo). O atendimento será gratuito e beneficiará cerca de 2 mil pessoas com mais de 50 anos e baixa visão, e diabéticos que tenham o diagnóstico da doença confirmado há mais de cinco anos e pessoas. O objetivo do mutirão, segundo Paulo Henrique Morales, um dos coordenadores da campanha, é proporcionar saúde ocular com qualidade também para moradores da periferia, evitando interrupções comuns no tratamento por causa de problemas de distância e de transporte.

Os pacientes terão acesso à facoemulsificação – técnica cirúrgica mais avançada atualmente no mundo no tratamento da catarata, principal causa de cegueira no Brasil que pode ser prevenida. Também serão feitas aplicações de laser em portadores de retinopatia diabética – doença causada pelo efeito do diabetes nos vasos sangüíneos da retina e considerada a principal causa de cegueira não curável na população adulta. Segundo o coordenador do programa, o tratamento com laser pode reduzir as chances de desenvolvimento da cegueira em 70% dos casos. O procedimento é indolor, leva cerca de 15 minutos e utiliza como anestesia algumas gotas de colírio.

Realizado pelo Instituto da Visão, ligado à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Mutirão da Visão já atendeu mais de 80 mil pessoas na cidade de São Paulo e em municípios da região metropolitana paulista, além de cidades do Amazonas e do Amapá. Desde 1993, foram feitas quase 20 mil cirurgias de catarata e mais de 15 mil aplicações de laser em portadores de retinopatia diabética.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários