Notícias de saúde

Estudo mostra benefício da panela de ferro

20 de Janeiro de 2003 (Bibliomed). Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) acaba de comprovar cientificamente uma antiga crença popular: panelas de ferro podem realmente ajudar a prevenir ou curar anemias. O estudo indica que cozinhar alimentos nesse tipo de panela chega a suprir cerca de 20% das necessidades diárias de ferro do organismo, que variam entre onze e dezoito miligramas por dia, de acordo com o sexo e a idade. A nutricionista Késia Diego Quintaes, responsável pela pesquisa, disse que “o uso da panela de ferro contribuiu com cerca de 3,5 miligramas diários de ferro”.

Para chegar a esse resultado, a nutricionista analisou 58 estudantes, com idades entre 13 e 24 anos, do Instituto Adventista de Ensino de Minas Gerais (IAEMG), que adota a alimentação vegetariana. Segundo a nutricionista, as pessoas que seguem esse tipo de dieta correm o risco de desenvolver anemia devido à diferença de biodisponibilidade, já que o ferro não-heme, disponível nos vegetais, é absorvido em menor proporção pelo corpo do que o ferro-heme, presente em alimentos de origem animal. Ela explicou que o organismo necessita de ferro para produzir hemoglobina, um complexo de proteína que transporta oxigênio no sangue.

Durante o estudo, os voluntários foram submetidos a exames de sangue antes e após três meses de consumo de alimentos preparados nas panelas, que possuem ferro não-heme e o transmite aos alimentos. Isso aumenta a concentração do mineral na comida e compensa sua menor biodisponibilidade. A nutricionista, que também estuda a migração do ferro presente nas panelas de pedra-sabão para os alimentos, afirma que existem pesquisas que associam a substituição dos utensílios de ferro pelos de alumínio e aço inoxidável ao aumento de casos de anemia. “As panelas de inox liberam uma quantidade muito pequena de ferro”, explicou.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários