Notícias de saúde

Música estimula paciente com doença pulmonar a se exercitar

17 de Dezembro de 2002 (Bibliomed). A prática regular de atividades físicas é benéfica para as pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), mas exige muito esforço de quem tem dificuldade respiratória e tosse. Diante do dilema, pesquisadores da Escola de Enfermagem da Universidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, realizaram um estudo que sugeriu que ouvir música motiva essas pessoas a fazer mais exercício, o que aumenta a resistência física. "A música pode ajudar a tirar a atenção das pessoas com doenças pulmonares graves dos sintomas negativos da enfermidade", explicou o pesquisador Gerene S. Bauldoff.

A equipe avaliou 24 pessoas, que caminharam em ritmo próprio por um período que variou de 20 minutos a 45 minutos. Metade fez o exercício ouvindo música e a outra metade no silêncio. Os pesquisadores monitoraram a capacidade respiratória dos voluntários durante a realização das atividades cotidianas e durante uma caminhada de 6 minutos. Após oito semanas de terapia, houve uma redução significativa das dificuldades respiratórias entre o grupo que ouviu música. Além disso, eles conseguiram percorrer uma distância maior durante o teste de 6 minutos - elas conseguiram percorrer 30,5 quilômetros durante todo o período do estudo, enquanto quem se exercitou em silêncio andou em média 24,6 quilômetros, ou seja, quase 20% menos.

Os pesquisadores também avaliaram os sintomas de depressão, ansiedade e a qualidade de vida dos pacientes, e observaram que os efeitos positivos do aumento da prática de exercício refletiram em outras áreas da vida dos participantes. “Eles conseguiram lidar com as atividades diárias e manter um bom grau de independência. Uma pessoa afetada pela doença pulmonar pode apresentar sintomas tão graves que a levam a abandonar as atividades diárias e a se tornar incapacitada, mas isso pode ser revertido e a pessoa pode manter sua independência desde que siga um programa de reabilitação e um programa individual de exercícios que inclua a audição de música”, disse Bauldoff.

A DPOC inclui enfisema pulmonar e bronquite crônica, e atualmente é a quarta maior causa de mortes em todo mundo, superada apenas por doença cardíaca, câncer e derrame. Os resultados do trabalho foram publicados na revista Chest.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários