Notícias de saúde

Música Pode Estimular Pacientes com Alzheimer a Comer

Por Suzanne Rostler

DENVER (Reuters Health) - Normalmente, idosos que sofrem de senilidade se esquecem de comer, o que faz com que obtenham quantidades de energia e nutrientes inadequadas para evitar doenças. Descobertas de um novo estudo, no entanto, sugerem que a música pode estimular pacientes a se alimentar.

"Se pudermos melhorar sua condição nutricional, a qualidade de vida é melhor e a queda no funcionamento mental não é tão rápida", disse Martha Sutton à Reuters Health.

Sutton, nutricionista e conferencista da Universidade Eastern Michigan, em Ypsilanti, Michigan, afirmou que a desnutrição e a desidratação são os principais problemas em casas de repouso. A música é uma das diversas terapias não-invasivas que parece ajudar.

Para analisar o efeito da música nos hábitos alimentares de 12 pacientes com doença de Alzheimer, Sutton perguntou a familiares quais as preferências musicais dos pacientes quando adultos jovens. Sutton explicou que pessoas com Alzheimer tendem a reter a memória de longo prazo.

A doença de Alzheimer se caracteriza por deterioração mental progressiva, que se manifesta através da perda de memória, confusão e desorientação. A doença, que vitima cerca de 22 milhões de pessoas em todo o mundo, não tem cura.

Todos os pacientes do estudo viviam em uma casa de repouso e eram capazes de se alimentar sozinhos. Durante 24 refeições, uma gravação com as músicas prediletas dos pacientes era tocada na sala de jantar.

A pesquisadora estimou a quantidade de alimentos consumida por cada paciente. Os resultados sugerem que os adultos consumiram aproximadamente 20 por cento mais calorias quando a música era tocada.

Além disso, Sutton destacou que a socialização aumentou e os funcionários pareciam se relacionar melhor com os pacientes.

"A atmosfera social geral melhorou e, ficando sentados por mais tempo, os pacientes comeram mais", disse Sutton.

A pesquisadora apresentou suas descobertas durante o encontro anual da American Dietetic Association (associação de dietistas) na quarta-feira, em Denver, Estados Unidos.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários