Notícias de saúde

Projeto inédito de prevenção e combate ao alcoolismo será desenvolvido pela USP

05 de Dezembro de 2002 (Bibliomed). Em parceria com Organização Mundial de Saúde (OMS), um grupo de pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP) irá desenvolver um projeto de prevenção e combate ao alcoolismo naquela região. Os trabalhos começarão em março de 2003 e serão concluídos em três anos. A pesquisa será desenvolvida paralelamente na África do Sul, em uma localidade ainda não definida. A idéia é utilizar os resultados obtidos em outros países. “É um outro desafio, pois as estratégias devem ter êxito nas diversas culturas existentes no mundo, sofrendo apenas pequenas adaptações”, ressaltou o coordenador do projeto, professor Erikson Furtado.

Os pesquisadores levantarão dados e oferecerão treinamento em técnicas breves de diagnóstico e intervenção para problemas relacionados com o álcool. Essas estratégias devem ser de baixo custo e fácil aplicação, de acordo com Furtado. Posteriormente, elas serão avaliadas e, dependendo de seus resultados, serão incorporadas ao protocolo pretendido pela OMS. A preocupação imediata é capacitar profissionais de saúde, sobretudo os médicos, para vencerem as dificuldades em reconhecer nos pacientes padrões de consumo de risco do álcool.

Ribeirão Preto foi escolhida para sediar esta iniciativa inédita no mundo, entre outras coisas, porque a Faculdade de Medicina possui um Programa de Saúde da Família bem estruturado, que desempenha um papel importante para a organização da rede de saúde da região. Outro fator que também pesou na escolha é o fato da FMRP/USP já desenvolver na região diversos trabalhos sobre o tema, como o Núcleo de Pesquisa em Psiquiatria e Psicopatologia para a questão de álcool e drogas, criado em 1995, e o Programa de Ações Integradas de Prevenção e Atenção para o Uso de Álcool e Drogas na comunidade, de 1999.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários