Notícias de saúde

Funasa promove oficina sobre vacinação em áreas indígenas

21 de Agosto de 2002 (Bibliomed). A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão executivo do Ministério da Saúde, está realizando oficinas em vários estados brasileiros para aprimorar as ações de imunizações destinadas ao atendimento dos índios brasileiros. O objetivo é reduzir a mortalidade entre os indígenas por doenças que podem ser evitadas com vacinas, como as formas graves de tuberculose, o tétano, a varicela e a gripe, entre outras. De acordo com dados parciais do Departamento de Saúde Indígena (DESAI) da Funasa, as mortes entre os indígenas brasileiros, causadas por doenças que possuem vacina, caíram de 90 casos, em 2000, para 34, em 2001, representando uma redução de cerca de 62,2%.

As oficinas são voltadas para os chefes dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), os coordenadores de imunizações das prefeituras, representantes de organizações não-governamentais conveniadas com a Fundação, os coordenadores de imunizações dos estados e os técnicos do Programa Nacional de Imunizações (PNI) da Funasa. Nos encontros, os profissionais discutem, entre outras coisas, a melhor forma de lidar com obstáculos que dificultam alcançar coberturas vacinais adequadas, tais como grandes distâncias entre algumas aldeias e a manutenção da conservação dos imunobiológicos em longas viagens.

De 2 a 6 de setembro, as oficinas serão realizadas em Campo Grande (MS) e, de 9 a 13 de setembro, em Cuiabá (MT). Do dia 5 a 9 de agosto, a oficina aconteceu em Maceió (AL). Cerca de 70 profissionais de saúde discutiram o aprimoramento do trabalho conjunto dos DSEI com as coordenações de imunizações dos estados e municípios para adequar as estratégias de vacinação à realidade de cada povo. Em julho, a Funasa promoveu a capacitação de profissionais de saúde em Porto Velho (RO), Manaus (AM) e Belém (PA). Nessas três etapas, 195 pessoas foram capacitadas.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários