Notícias de saúde

Funasa investe em unidades de saúde para população indígena

Belo Horizonte, 19 de Novembro de 2001 (Bibliomed). A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão executivo do Ministério da Saúde, inaugurou este semestre as obras de construção e reforma de postos de saúde e de sistemas de abastecimento de água em diversas aldeias do Mato Grosso do Sul. A medida custou R$ 550 mil e beneficia mais de 18 mil indígenas, de 16 aldeias de diferentes etnias.

Foram construídos três postos de saúde e quatro sistemas de abastecimento de água. Outras nove unidades de saúde foram reformadas e quatro sistemas de abastecimento foram ampliados. As ações da Funasa fazem parte de um pacote de melhorias do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) do Mato Grosso do Sul. O Distrito foi lançado em julho deste ano, com a meta de garantir o abastecimento de água tratada a todas as aldeias até 2003.

A inauguração dos postos de saúde foi feita com festa. Em muitas aldeias, a população indígena promoveu danças típicas e cerimônias religiosas. As crianças também participaram das comemorações, fazendo cartazes e declamando poesias. O Mato Grosso do Sul tem o segundo Distrito Sanitário Especial Indígena em população do país. São 45 mil dos 350 mil índios brasileiros. Cada um dos postos de saúde tem uma equipe médica composta por médico, auxiliar de enfermagem e agentes de saúde indígena. O posto tem um rádio de comunicação e recebe mensalmente 99 tipos de medicamentos.

Os agentes da equipe são escolhidos pela própria comunidade. Após um treinamento da Funasa, eles ficam aptos a acompanhar a situação de saúde dos moradores, orientando sobre hábitos de saúde e formas de prevenção das doenças. O Distrito Indígena do Mato Grosso do Sul tem 63 automóveis, como ambulâncias e vans, além de 44 sistemas de abastecimento de água. Todos os investimentos da Funasa direcionados à população indígena estão melhorando a qualidade de vida das famílias.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários