Notícias de saúde

Brasil: Funasa Investirá em Saneamento Básico para Reduzir Doenças

São Paulo, 27 de Dezembro de 2000(eHLA). A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) vai investir no início do próximo ano R$ 624,7 mil em projetos de pesquisas de melhoria das condições de saneamento básico no País. Segundo Mauro Ricardo Costa, presidente da Funasa, as pesquisas serão desenvolvidas por universidades e pela própria Fundação nas áreas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, gestão em saúde pública, instalações sanitárias domiciliares, unidades habitacionais e saúde indígena.

O objetivo do trabalho é estimular tecnologias de baixo custo e eficientes que possam ser aplicadas em áreas de interesse epidemiológico no setor de saneamento, para reduzir os índices de mortalidade infantil e de doenças transmitidas por água contaminada, entre as quais a cólera, hepatite, malária, esquistossomose, diarréia, verminoses e a doença de Chagas. ”As tecnologias que surgirem a partir das pesquisas serão aplicadas prioritariamente em pequenos municípios e áreas indígenas”, explica Costa.

Universidades

Várias universidades estão envolvidas nas pesquisas. Na Universidade de Brasília (UnB), o Departamento de Engenharia Civil e Ambiental desenvolverá uma tecnologia de tratamento e desinfecção de água para pequenas localidades. Já a Universidade Federal do Mato Grosso pesquisará o impacto das doenças de veiculação hídrica e a contaminação dos lençóis freáticos pelos cemitérios. O Instituto Universidade Popular da Baixada, em Duque de Caxias (RJ), vai desenvolver técnicas para a construção e adaptação de unidades de saúde às necessidades e características dos povos indígenas.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários