Pesquisadores descobrem gene causador da asma

17 de Julho de 2002 (Bibliomed). O tratamento da doença crônica mais comum entre crianças pode vir a alcançar melhores resultados em breve. Pesquisadores do Conselho de Pesquisa Médica da Grã-Bretanha e do Instituto de Pesquisa Schering Plough dos Estados Unidos localizaram, através de uma análise de 460 pares de irmãos e irmãs, um gene que pode ser o principal responsável por pelo menos 40% dos casos da doença. A descoberta leva a novas perguntas sobre como os genes da asma interagem com o meio ambiente e fatores de estilo e vida, e pode resultar em um desenvolvimento no tratamento da doença, o que beneficiaria milhares de pessoas.

Os pesquisadores observaram que os estímulos dos pulmões a fatores externos que podem causar a asma parecem ser controlados por uma área de material genético encontrado no cromossomo 20. Novas análises indicaram que o gene nessa área, ADAM33, é um dos principais responsáveis para tornar as vias respiratórias mais sensíveis, aumentando o risco de asma. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista científica Nature. Essa é a primeira vez que uma análise de amplitude identifica o gene componente-chave da doença.

Suspeita-se que a doença, causada por uma reação alérgica que leva à contração das vias respiratórias e inflamação dos tecidos do pulmão, está ligada ao frio, infecções viróticas, exercícios, fumaça de cigarro, mudanças na dieta alimentar e exposição a substâncias que causem reações alérgicas. Até hoje, os métodos de tratamento mais comuns incluíam o uso de medicamentos que suprimem a inflamação ou provocam a dilatação das vias respiratórias.

A asma afeta uma em cada cinco crianças e um em cada dez adultos em todo o mundo. As crises acontecem principalmente no tempo de frio ou quando há mudança brusca na temperatura e podem inclusive matar.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.