Notícias de saúde

Pesquisadores associam consumo de ervas medicinais a inflamação hepática

11 de Julho de 2002 (Bibliomed). O uso de algumas ervas medicinais pode estar relacionado à ocorrência de inflamação hepática. Essa é a conclusão de um estudo realizado por pesquisadores britânicos, que aproveitaram para ressaltar a necessidade de se regulamentar a comercialização desses produtos. "O preparo e a prescrição desses medicamentos necessitam urgentemente de controle mais rigoroso, pois as evidências da toxicidade potencial são reconhecidas há alguns anos e o problema está aumentando", avaliou a equipe de Margaret F. Bassendine, do Centro para Pesquisa do Fígado, em Newcastle Upon Tyne, na Grã-Bretanha.

Os pesquisadores alertaram para o fato das ervas medicinais estarem sendo cada vez mais usadas em tratamentos de distúrbios comuns, como a asma, sem apresentarem, no entanto, evidências definitivas de sua eficiência. "Os médicos e a população em geral devem ficar alertas para a possibilidade das ervas medicinais causarem efeitos adversos", concluiu a equipe, em um artigo publicado na última edição do European Journal of Gastroenterology and Hepatology.

A equipe de Bassendine fez uma revisão da literatura médica publicada em inglês e identificou 31 casos de pacientes com inflamação hepática associada a tratamentos com ervas. Determinadas ervas medicinais foram mencionadas com mais freqüência por pessoas que apresentaram complicações hepáticas, como o Jin bu huan - extrato de uma planta que se comporta como opiáceo - que foi usado por 11 pacientes, e o Dictamnus dasycarpus - medicamento usado para tratar eczema, doença alérgica da pele que causa reação inflamatória - que foi tomado por seis pacientes.

Os pesquisadores ainda não sabem porque determinadas ervas medicinais provocam inflamação no fígado, mas alertam que alguns produtos são misturas adulteradas. Segundo eles, a dificuldade é ainda maior porque as ervas medicinais chinesas são vendidas na Europa como suplementos alimentares e não passam pelo mesmo controle aplicado aos remédios convencionais.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários