Notícias de saúde

USP desenvolve teste antidoping que identifica diuréticos na urina

04 de Junho de 2002 ( Bibliomed). O Laboratório de Toxicologia da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveu um exame antidoping que é capaz de detectar se os atletas fizeram o uso de algum tipo de substância diurética. O teste, criado por Vanessa Moreira, permite que seja feita uma triagem inicial das amostras de urina coletadas dos atletas. Esta primeira etapa é fundamental para o controle de doping. O método foi a base da tese de mestrado defendida na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, intitulada “Triagem de diuréticos por cromatografia liquida de alta eficiência com finalidade de controle da dopagem no esporte”. Antes desse método, não havia referência bibliográfica no Brasil de estudos de triagem de diuréticos na urina. Esse tipo de substância figura na lista do Comitê Olímpico Internacional (COI) como de uso proibido durante a realização de competições esportivas.

Os diuréticos podem ser usados por atletas que desejam apresentar melhores resultados nas competições, perdendo peso ou mascarando o uso de outras substâncias proibidas pelo COI. O diurético aumenta o fluxo urinário, gerando a perda de líquidos do corpo. Esse tipo de substância também altera a excreção de outras drogas, modificando o Ph urinário e prejudicando a identificação, na urina, dos produtos que não têm o uso aceito pelo Comitê.

O exame antidoping desenvolvido pela USP já pode ser feito no próprio Laboratório de Toxicologia desde o início deste ano. Depois que a tese foi finalizada, a USP fez contato com diversas federações esportivas, inclusive as que atuam no futebol, divulgando a possibilidade de realização do exame para controle de dopagem. Muitas entidades se mostraram interessadas na realização dos testes antidoping.

O trabalho de Vanessa Moreira e da USP tem sido bem recebido, principalmente por atletas amadores, que normalmente não têm muitas informações ou orientações sobre o assunto.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários