Notícias de saúde

Análise de unha pode detectar exposição crônica à cocaína

27 de Setembro de 2002 (Bibliomed). A exposição crônica à cocaína, inclusive em recém-nascidos e cadáveres, pode ser verificada com eficiência em análises toxicológicas da unha - material que permanece indestrutível por muito tempo e não exige procedimentos especializados para corte, armazenamento ou transporte. O método, no entanto, ainda é pouco utilizado no Brasil.

Em sua dissertação de mestrado defendida recentemente na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, Simone Valente Campos explicou que as unhas servem como alternativas para verificar casos de exposição prolongada, como em investigações forenses post mortem. "Apesar da decomposição do corpo, as substâncias na unha permanecem indestrutíveis por grandes períodos de tempo, o que favorece os estudos", explicou.

A coleta da unha a ser analisada é feita com o corte normal. Ela deve ser descontaminada e seca em temperatura ambiente. O material então é dividido em amostras de 5 miligramas para estudo. Para reduzir a quantidade de substâncias capazes de prejudicar o resultado dos testes, é adicionado um solvente para extrair a cocaína e seus produtos de biotransformação. Em seguida, o solvente é evaporado e adiciona-se tampão fosfato, para a realização da etapa de extração em fase sólida. O extrato é então derivado e as amostras são analisadas em um cromatógrafo em fase gasosa, acoplados a um espectômetro de massas (CG/EM), equipamento existente em laboratórios de universidades.

A análise de unha não substitui a análise em urina em todos os casos, pois cada material biológico tem sua aplicação. "A urina é mais utilizada para detectar uma exposição recente, como em casos de doping e de análise periódica realizada em funcionários de empresas, onde o intuito é verificar se os atletas ou trabalhadores estão atuando sob efeito de drogas. Mas, se for preciso verificar exposição crônica a drogas, a análise em urina não é eficiente, pois após 72 horas da exposição, torna-se difícil a detecção da cocaína e seus produtos de biotransformação. É nesse contexto que a análise em unha ganha importância", explicou.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários