Notícias de saúde

Produtos de beleza com hormônio podem estimular puberdade precoce

17 de Abril de 2002 (Bibliomed). Cosméticos e xampus que contêm estrógeno podem estimular a puberdade precoce. O alerta é de cientistas norte-americanos, cujos trabalhos foram publicados na edição do último sábado da revista científica britânica “New Scientist”. O estrógeno é o hormônio sexual feminino responsável pelo desenvolvimento dos seios e aparecimento dos pêlos pubianos. Durante o ciclo menstrual, prepara o organismo feminino para uma possível gravidez.

Os pesquisadores constataram que metade das crianças negras norte-americanas começa a desenvolver os seios e os pêlos pubianos aos oito anos de idade, o que acontece com apenas 15% das meninas brancas. Na África, a puberdade chega muito mais tarde, seja qual for o nível sócio-econômico das crianças.

Em 1997 e 1998, o especialista em pediatria e endocrinologia do Brooke Army Medical Center, no Texas, Chandra Tiwary, acompanhou quatro meninas – uma delas com apenas 1 ano e 2 meses – que faziam uso de produtos com hormônios. Ele comprovou o desaparecimento dos sintomas de puberdade precoce quando o uso desses cosméticos foi interrompido.

Os produtos que contêm hormônios são considerados medicamentos e devem ser aprovados pela Food and Drug Administration (FDA), agência de controle de medicamentos norte-americana. De acordo com a responsável pelo departamento de cosméticos da agência, Ella Toombs, nenhuma quantidade de estrógeno é considerada segura e, por isso, nenhum xampu ou cosmético vendido sem receita médica pode conter estrógeno em sua fórmula.

A “New Scientist”, no entanto, denuncia que nos Estados Unidos pelo menos cinco empresas ainda comercializam produtos para o cabelo que contêm hormônios, entre eles, o B&B Super Gro “rico em hormônios” (1,6 gramas de estriol em cada 100 gramas). O próprio médico Tiwary teria alertado a FDA sobre o problema em 1994 e não obtido resposta.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários