Notícias de saúde

Médicos sauditas realizam primeiro transplante de útero

Belo Horizonte, 18 de Março de 2002 (Bibliomed). O Internacional Journal of Gynecology and Obstetrics divulgou, na edição de março, a realização do primeiro transplante de útero humano. O transplante aconteceu em abril de 2000 por uma equipe de médicos sauditas, em Jeddah. Entretanto, o anúncio só foi feito recentemente.

O órgão foi transplantado para uma mulher de 26 anos que havia sido submetida a uma histerectomia seis anos antes. O útero transplantado funcionou normalmente durante 99 dias apresentando problemas, posteriormente a esse período, quando a paciente passou a sofrer sérios problemas vasculares.

Na avaliação da equipe que realizou o transplante, esse procedimento representa um momento decisivo no tratamento da infertilidade. O transplante foi realizado pelos doutores Wafa Fageeh, Hassán Raffa, Hussain Jabbad e Anass Marzuki no hospital Rei Fahd de Jeddah.

Os professores Louis Keith, da Northwestern University Medical School de Chicago e Giuseppe Del Priore, da New York University School of Medicine reconhecem a importância do trabalho para a área médica. Num editorial que acompanha o anúncio do transplante eles afirmam que o fato de a paciente ter sido submetida a uma segunda ablação do útero, ocasionada pelos problemas cardíacos, não significa que a operação tenha sido um fracasso, já que o órgão teve tempo de demonstrar sua capacidade de responder ao tratamento combinado com hormônios como estrogênio e progesterona.

Segundo os dois cientistas, os transplantes de órgãos de reprodução constituem uma das últimas fronteiras nesse domínio da ciência, apesar de, às vezes, serem considerados secundários, já que, ao contrário dos transplantes cardíacos, por exemplo, não são essenciais para a sobrevivência do paciente.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários