Notícias de saúde
06 de Fevereiro de 2001 (Bibliomed). Um grande hospital da Arábia Saudita disse na segunda-feira que abriu um processo nos Estados Unidos contra empresas norte-americanas de tabaco, pedindo indenização de 3 bilhões de dólares pelo tratamento de doenças pulmonares.
A agência oficial de notícias saudita SPA informou que Anwar al-Jabarti, administrador do Hospital Especializado e Centro de Pesquisa Rei Faisal, em Riad, disse que a instituição estatal estava pedindo pelo menos 10 bilhões de rials (2,67 bilhões de dólares) em compensação às empresas de tabaco e agentes locais.
"Uma das empresas norte-americanas de tabaco estava negociando (com o hospital) para um acordo no caso", disse Jabarti.
"Mas eu me recusei a fechar um acordo fora dos tribunais e insisti em dar andamento ao processo, que foi recentemente aceito nos tribunais norte-americanos, através dos representantes do hospital", disse ele.
Jabarti disse que o hospital estava abrindo uma nova ação contra fábricas de tabaco consumido em cachimbo -- popular em países árabes -- e seus representantes no reino.
A Arábia Saudita é o maior mercado de tabaco na região do Golfo.
Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.
Veja também