Notícias de saúde

Cogumelos mágicos e meditação podem reduzir depressão e Burnout

06 de novembro de 2025 (Bibliomed). Estudo realizado na University of Utah Health, nos Estados Unidos, mostrou que a psilocibina — o composto ativo dos "cogumelos mágicos" — e o treinamento de mindfulness podem, juntos, aliviar a depressão e o burnout entre profissionais de saúde.

Profissionais de saúde da linha de frente que lutavam contra a depressão após a pandemia de Covid-19 obtiveram alívio significativo com um tratamento que combinava terapia em grupo com psilocibina e treinamento de mindfulness.

Médicos e enfermeiros que receberam essa terapia controlada em grupo com psilocibina, juntamente com um programa de redução do estresse baseado em mindfulness de oito semanas, apresentaram melhora muito maior do que aqueles que aprenderam apenas técnicas de mindfulness.

O estudo incluiu 25 profissionais de saúde que trabalhavam diretamente com pacientes com Covid-19 e lutavam contra depressão e burnout. Um grupo seleto de profissionais de saúde foi randomizado para receber uma dose única de psilocibina em um ambiente clínico controlado, juntamente com oito semanas de treinamento de mindfulness. A outra metade concluiu o treinamento de mindfulness sem a psilocibina.

Para aqueles que foram tratados com a terapia combinada, os índices de depressão do grupo caíram mais que o dobro em comparação com o grupo que só fez meditação. Eles também disseram que se sentiram menos exaustos emocionalmente e mais conectados consigo mesmos e com os outros.

Dos profissionais de saúde que tomaram psilocibina com técnicas de atenção plena, 46% estavam livres da depressão em duas semanas, em comparação com 8% daqueles que não tomaram psilocibina. O estudo demonstrou melhoras significativas e sustentadas nos sintomas com uma dose única de 25mg de psilocibina, administrada na sexta semana do curso de meditação.

Fonte: PLOS Medicine. DOI: 10.1371/journal.pmed.1004519.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários