Notícias de saúde

Funasa Inaugura Casa de Saúde do Índio em Goiás

SÃO PAULO (Reuters) - A Casa de Saúde do Índio, inaugurada na segunda-feira em Goiânia (Goiás), deve atender populações indígenas da região Centro-Oeste e parte da região Norte.

Conforme a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão executivo do Ministério da Saúde, as novas instalações da Casa vão dispor de leitos para internação, consultórios para atendimento médico, albergue, farmácia e equipamento para educação sanitária.

Segundo a Funasa, a Casa estará preparada para atender populações como os carajás, da Ilha do Bananal, os tapirapé, de Santa Terezinha (MT), os carajá de Aruanã, os tapuias de Ceres e os avá canoeiros, de Minaçu.

Como informou a assessoria da Fundação, responsável há um ano pela assistência à saúde dos índios em todo o território brasileiro, a Casa do Índio está dividida em dois blocos.

A casa de saúde dispõe de três enfermarias e um total de 18 leitos que serão divididos em internações pediátricas, adulto masculino e feminina. As instalações também contam com farmácia, posto de enfermagem, consultórios médico, assistência social, sala de curativos, almoxarifado e central de esterilização de material.

Conforme a Funasa, além do albergue com espaço para 60 redes destinado aos acompanhantes dos pacientes em tratamento, a Casa dispõe de lavanderia, cozinha e refeitório usado como área para palestras de educação em saúde e um pomar com 2 mil metros quadrados, onde foram plantadas 50 árvores de espécies típicas do Cerrado.

A Casa do Índio, segundo a Funasa, está integrada aos Distritos Sanitários Indígenas e os tratamentos médicos mais simples, consultas e exames de rotina ou especializados são realizados nas cidades próximas às aldeias por meio de serviços das secretarias estaduais e municipais contratados pela Funasa.

A Funasa informou que as novas instalações foram construídas pelo governo federal em terreno cedido pela Secretaria Estadual de Saúde.

O prédio da nova unidade tem 886 metros quadrados e custou 370 mil reais. As antigas instalações da Casa do Índio, construída há 27 anos, voltaram à administração da Fundação Nacional do Índio (Funai) e devem funcionar como albergue para índios em passagem por Goiânia.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários