Notícias de saúde

Antibióticos contra o antraz são distribuídos em massa nos EUA

Belo Horizonte, 13 de Novembro de 2001 (Bibliomed). A corrida contra o antraz nos Estados Unidos não pára. Os centros para controle e prevenção de doenças lançaram, recentemente, um resumo detalhado da reação dos Estados Unidos aos casos da doença na Flórida, Nova York, Nova Jersey e Washington.

O pânico levou mais de 32 mil pessoas a tomarem antibióticos no mês passado, como forma de se precaver de uma provável exposição a esporos da bactéria causadora do mal. Deste total, cinco mil pessoas foram aconselhadas a tomar o medicamento por dois meses.

O balanço foi feito pelas próprias autoridades sanitárias federais dos Estados Unidos. O governo também confirmou a existência de 17 casos de antraz desde que foi feita a primeira notificação, há um mês, na Flórida. Até agora, quatro pacientes já morreram, vítimas do tipo mais grave da doença, sob a forma inalada.

O Cipro e a Doxiciclina são os principais antibióticos recomendados pelo governo americano como precaução a uma provável exposição ao antraz. Entretanto, as autoridades sanitárias dos EUA estão preocupadas com os problemas que podem ser ocasionados pelo fato das pessoas tomarem antibióticos em demasia. Além dos efeitos colaterais dos medicamentos, existe ainda o perigo da bactéria se tornar resistente às drogas.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários