Cientistas descobrem spray contra o antraz

Belo Horizonte, 05 de Novembro de 2001 (Bibliomed). Cientistas austríacos anunciaram na semana passada, em Viena, a descoberta de uma substância que pode destruir o antraz em segundos e revolucionar a luta contra o bioterrorismo.

Segundo o pesquisador Apóstolos Georgopolus, do departamento de Química do Hospital Geral de Viena, a substância é usada como um pulverizador e atua como um desinfetante capaz de matar os esporos da bactéria que causa o antraz em envelopes, superfícies, na pele e no nariz.

A boa notícia é que o spray contra o antraz não apresenta efeitos colaterais. Se passar nos testes das autoridades sanitárias austríacas, o spray poderá ajudar no tratamento de substâncias suspeitas encontradas em todo o mundo.

Desde que o primeiro caso de antraz foi confirmado na Flórida, nos Estados Unidos, no início de outubro, qualquer pó suspeito provoca a evacuação de edifícios inteiros. De acordo com o porta-voz da agência sanitária estatal austríaca, Martin Glier, o novo spray poderá evitar essa situação, pois pode descontaminar uma sala sem afetar o restante do imóvel.

A nova substância foi utilizada no Hospital Geral de Viena como desinfetante durante alguns meses antes que os médicos decidissem experimentá-la, no final de outubro, para ver se matava a bactéria do antraz, explicou Georgopolos.

O cientista afirma que o spray é fácil de manejar e funciona muito bem contra o antraz. Segundo ele, só é preciso borrifar um pouco do líquido na superfície suspeita para eliminar a bactéria.

Antes de ser comercializada, a substância precisa passar nas provas de eficácia e segurança das autoridades sanitárias austríacas. Segundo o porta-voz Glier, a idéia é realizar os testes o mais rápido possível para evitar novos casos de contaminação da doença. Nos Estados Unidos, quatro pessoas morreram com a forma mais perigosa do antraz: a pulmonar.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.