Notícias de saúde

Homens devem fazer auto-exame de testículos

Belo Horizonte, 26 de Outubro de 2001 (Bibliomed). Não são apenas as mulheres que devem se preocupar com câncer e fazer mensalmente o auto-exame. Médicos afirmam que os homens agora também devem ter a responsabilidade de examinar o corpo para evitar o câncer de próstata. Eles defendem que o auto-exame dos testículos desde a infância pode prevenir esse e outros males que provocam a infertilidade masculina.

O principal problema que o auto-exame pode detectar é a varicocele, ou varizes no escroto (bolsa que segura os testículos). A simples observação ou apalpação dos testículos pode revelar também outros problemas como a falta de órgãos, a diminuição do volume, que pode indicar atrofia causada por infecções, e caroços, que podem ser um forte indicador de câncer.

Para especialistas que participaram essa semana do congresso da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, em Orlando (EUA), os órgãos públicos deveriam investir em campanhas semelhantes às realizadas para a prevenção do câncer de mama, incentivando o homem a se tocar.

De acordo com estudos apresentados durante o congresso, a varicocele pode levar a outros problemas como a atrofia testicular. A doença, entretanto, pode ser revertida se diagnosticada a tempo.

Assim como o câncer de mama, a doença raramente traz dores. Por isso, o auto-exame, aliado a consultas periódicas ao urologista a partir dos 12 anos de idade são fundamentais. Pais e mães devem tocar as crianças pequenas para detectar a existência de algum problema.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários