Notícias de saúde

Câncer de testículo: entenda o que matou o ator Léo Rosa

10 de março de 2021 (Bibliomed). O ator Léo Rosa morreu ontem (09/03) aos 37 anos em decorrência de um câncer de testículo. Correspondendo a 5% do total de casos de cânceres em homens, o câncer de testículo é facilmente curado quando detectado precocemente e apresenta baixo índice de mortalidade.

A maior incidência desse tipo de tumor é em homens com idade entre 15 e 50 anos, e é mais comum em pessoas que já tiveram traumas na região, como atletas. Por atacar homens em idade reprodutiva, ele pode ser confundido ou mascarado por processos inflamatórios, o que dificulta a detecção precoce.

O sintoma mais comum desse tipo de câncer é o surgimento de nódulo duro e geralmente indolor na bolsa escrotal. Além disso, podem ocorrer alterações no tamanho dos testículos, além de endurecimentos, dor imprecisa na parte baixa do abdômen, sangue na urina e aumento ou sensibilidade nos mamilos.

O câncer de testículo é considerado raro, mas pessoas com histórico familiar da doença, lesões e traumas na bolsa escrotal, criptorquidia (não descida de um ou dos dois testículos para a bolsa escrotal) e exposição a agrotóxicos podem ter risco aumentado de desenvolvimento da doença. O tratamento da doença é cirúrgico, para retirada do nódulo, seguido de quimioterapia e radioterapia, além de controle clínico.

O ator Léo Rosa descobriu o câncer em 2018, já em fase avançada, quando a doença apresentava sinais de metástase, o que diminuiu as chances de cura. Léo fez diversas novelas na RecordTV e atualmente integrava o elenco da novela Amor de Mãe, da Rede Globo.

Fonte: Equipe Editorial Bibliomed.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários