Notícias de saúde

Mulheres que trabalham à noite correm mais risco de ter câncer de mama

Belo Horizonte, 24 de Outubro de 2001 (Bibliomed). Pesquisadores do Fred Hutchinson Cancer Research Center, de Seattle, realizaram estudo recente no qual ficou constatado que as mulheres que trabalham à noite estão mais propensas a desenvolver o câncer de mama. Eles chegaram à conclusão de que a exposição à luz artificial, que reduz a secreção de melatonina e aumenta os níveis de estrogênio, aumenta em até 60% os riscos de aparecimento da doença.

A exposição a luzes brilhantes durante as horas escuras, segundo o estudo, causa mudanças no ciclo de melatonina natural no corpo. A melatonina é uma substância produzida pela glândula pineal justamente durante o período noturno. Outros estudos também já demonstraram que a luz brilhante reduz a secreção de melatonina, levando a um aumento na produção de estrogênio e a presença de níveis altos desse hormônio têm sido associados ao aparecimento do câncer de mama.

Para realizar o estudo, os pesquisadores analisaram o histórico de 763 mulheres com câncer de mama e 741 sem a doença. Os pesquisadores afirmam, entretanto que, para confirmar essa conclusão serão necessários novos estudos. Embora ainda não se saiba a causa exata do câncer de mama, os médicos sabem que existem vários fatores que propiciam o seu aparecimento. Aproximadamente 5% dos casos de câncer de mama têm causa hereditária e, por isso, costumam ocorrer em pessoas com história familiar de câncer de mama em parentes próximos.

Outro fator é a influência hormonal, mais especificamente, a ação do estrógeno. A radiação também é um fator de risco, principalmente quando as doses são muito altas. Mas a ingestão de alimentos com grande quantidade de gordura animal também é apontada como um dos fatores de aceleração do crescimento de um câncer de mama já existente. Por fim, o sedentarismo vem sendo estudado como um dos fatores. Estudos já desenvolvidos mostraram que o câncer de mama ocorre mais lentamente em pessoas que realizam alguma atividade física regular.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários