Notícias de saúde

Programa de reintegração de doentes mentais é discutido no Rio de janeiro

Belo Horizonte, 08 de Outubro de 2001 (Bibliomed). A desospitalização para portadores de transtornos mentais, discutida em todo o Brasil, promete ganhar impulso no Rio de Janeiro. Com o maior número de atendimentos psiquiátricos do País (somente no ano passado foram 86 mil consultas), o estado pretende pagar dois salários mínimos para as famílias que reintegrarem seus parentes internados com alta médica há pelo menos dois anos.

O programa objetiva desmistificar a imagem do doente mental. As novas alternativas de integração dos pacientes à sociedade, já colocadas em prática na cidade, reduziram em 80% as internações. De 1995 até agora, já foram fechados 1,5 mil leitos e espera-se fechar outros 1,2 mil até o próximo ano.

O coordenador de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde do Rio, Hugo Fagundes, disse que, atualmente, o município tem 3.120 leitos em dez clínicas psiquiátricas.

O plano de redução progressiva dos leitos de longa permanência para doentes mentais no município foi discutido na última semana, durante a I Conferência de Saúde Mental que aconteceu na cidade. Durante o evento, também foi apresentado o programa de incentivo à desospitalização. O Projeto de Lei que prevê o pagamento do auxílio, proposto pelo Executivo municipal, ainda aguarda votação na Câmara.

Além da ajuda de dois salários mínimos (R$360,00) para as famílias que reintegrarem sus parentes internados á vida social, está previsto o pagamento de um salário mínimo às famílias que levarem os internos para as unidades de Moradias Assistidas.

Os pacientes reintegrados continuarão a ser atendidos nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e no Programa Moradia Assistida. Ao todo, existem oito Caps na cidade, dois deles infanto-juvenis, onde os pacientes recebem acompanhamento médico e psicológico, além de participar de oficinas de arte e música.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários