Notícias de saúde

Países Pobres Precisam de Recursos no Combate à Aids, diz Piot

RIO DE JANEIRO (Reuters) - É impossível para os países pobres combater a Aids com recursos próprios. O alerta foi feito pelo diretor-executivo do Unaids (Programa das Nações Unidas para o HIV/Aids), Peter Piot, quinta-feira durante reunião extraordinária do Comitê Executivo do Unaids, no Rio de Janeiro.

Piot apresentou um relatório da situação e dos resultados da atuação do Unaids e afirmou que, apesar do aumento dos recursos destinados aos programas de combate e prevenção da doença, é necessário cada vez mais dinheiro.

Como exemplo de suprimento extra de recursos, Piot citou o financiamento de 500 milhões de dólares que foi colocado à disposição de 11 países africanos pelo Banco Mundial (Bird).

Segundo a representante do Bird, Debrework Zewdie, 65 por cento desse dinheiro é doação a fundo perdido, mas os 35 por cento restantes terão de ser devolvidos pelos africanos.

Para o diretor do Unaids, as condições de combate à Aids dos países pobres deveriam ser avaliadas tendo em vista sua situação de endividamento externo.

"Existem países na África que gastam quatro vezes mais que o total de recursos investidos em programas de educação e saúde no pagamento de juros (da dívida). Uma parte importante do nosso trabalho é discutir estes fatos", disse Piot à Reuters.

Segundo Piot, os programas de prevenção devem ser proporcionais à abrangência da doença.

"O HIV mina as resistências da sociedade como faz no corpo humano. Quanto pior a epidemia, pior a capacidade de reagir", avaliou o representante do Unaids.

Para o organismos das Nações Unidas, devem ser projetadas respostas locais com a inclusão de programas amplos que ultrapassem fronteiras e tenham duração de longo prazo. "Acabou o período dos projetos pilotos. Agora é preciso implantar programas amplos e de longo alcance", disse o diretor.

A terceira reunião temática do Comitê Executivo do Unaids conta com a participação de representantes dos governos de 22 países, sete agências internacionais, organizações não-governamentais (ONG) e indústrias farmacêuticas.

Os representantes devem discutir e elaborar um documento que deve servir de base para o Plano Estratégico das Nações Unidas para Aids para o período de 2001 a 2005 e será aprovado na próxima reunião do Programa, em junho ou julho do próximo ano.

O Unaids foi criado em 1996 como um programa conjunto do Unicef (Fundo das Nações Unidas para Criança), Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), Banco Mundial e OMS (Organização Mundial de Saúde).

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários