Notícias de saúde

Convênio vai garantir atendimento aos presos

Belo Horizonte, 28 de Setembro de 2001 (Bibliomed). A saúde dos presos brasileiros foi alvo, há alguns dias, de uma parceria firmada entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Justiça. Pelo convênio, está garantido o atendimento médico aos presos que têm problemas de hipertensão arterial e diabetes.

Na verdade, o novo serviço é uma extensão do Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus que vem sendo executado pelo Ministério da Saúde com o restante da população brasileira.

O Plano é dividido em quatro etapas. A primeira delas é de capacitação de profissionais de saúde no âmbito estadual e municipal, seguida da realização de campanhas para a detecção dos dois problemas, da confirmação do diagnóstico e do tratamento.

O diretor do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Ângelo Roncalli, se reuniu com representantes do sistema prisional de diversos estados para estabelecer como será a inclusão dos detentos ao programa do Ministério da Saúde.

Na reunião, foram convidados todos os estados, mas estiveram presentes apenas representantes dos estados de Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Tocantins, Pernambuco, Mato Grosso, Santa Catarina, Ceará, Espírito Santo, Bahia, Distrito Federal e Pará.

Ainda dentro das estratégias do Ministério da Saúde, será realizada a Campanha Nacional para Detecção de Suspeitos de Hipertensão Arterial e Promoção de Hábitos Saudáveis de Vida, no próximo dia 5 de novembro. Nesta ocasião, os presos receberão os primeiros atendimentos médicos. O diretor do Depen ressaltou apenas que a assistência aos presos nas unidades prisionais só pode ser realizada com infra-estrutura adequada.

Entre as necessidades estão a existência de um ambulatório, além de médicos e enfermeiros. Com as exigências, todos os novos presídios em construção só estão sendo aprovados pelo Ministério da Justiça se as dependências necessárias estiverem previstas em projeto.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários