Notícias de saúde

Pandemia causou ansiedade e depressão em 33% dos adultos

25 de março de 2021 (Bibliomed). Um terço dos adultos nos Estados Unidos relatam ter experimentado sintomas de ansiedade ou depressão como resultado da pandemia COVID-19, revelou realizado pela Monash University, na Austrália. Além disso, 30% disseram ter sofrido de estresse relacionado à pandemia e às medidas de bloqueio postas em prática para conter a propagação do vírus, e pouco menos de 12% afirmaram ter pensado em suicídio no início da pandemia. Embora a maioria dos que relataram problemas de saúde mental relacionados à crise global tivesse histórico de diagnósticos "psiquiátricos", mais de 15% deles não tinham.

Os pesquisadores documentaram um aumento nos transtornos mentais em todo o país desde o início da pandemia, incluindo um aumento significativo nos casos de depressão. Essas questões foram atribuídas a preocupações sobre o vírus potencialmente fatal, bem como o isolamento social e dificuldades econômicas causadas por medidas de bloqueio, como fechamento de empresas e escolas.

As descobertas são baseadas em uma pesquisa com mais de 5.100 adultos nos Estados Unidos conduzida em setembro de 2020. Este estudo foi o seguimento de uma pesquisa semelhante com quase 5.500 adultos dos EUA em junho, como parte da COVID-19 Outbreak Public Evaluation, uma avaliação da saúde mental conduzida nacionalmente por pesquisadores na academia e outros com os U.S. Centers for Disease Control and Prevention.

Trabalhadores essenciais, ou aqueles que continuaram a trabalhar presencialmente, mesmo no auge da pandemia, como os que atuam na área de saúde e supermercados, tinham maior probabilidade de relatar problemas de saúde mental relacionados ao COVID-19.

Quase 50% dos entrevistados que se identificaram como trabalhadores essenciais relataram ter sintomas de ansiedade ou depressão devido à pandemia, enquanto 46% indicaram que experimentaram estresse. Cerca de 27% dos trabalhadores essenciais que responderam disseram ter pensamentos suicidas por causa do COVID-19 e seus efeitos em suas vidas. Entre todos os entrevistados, 15% relataram um aumento no uso de substâncias devido ao estresse relacionado à pandemia.

Quase 125 milhões de casos COVID-19 e 2.743.520 mortes já foram registrados em todo o mundo. No Brasil, segundo dados do Consórcio de Imprensa, o Brasil registrou ontem (24/03) impressionantes 300.675 mortes decorrentes do COVID-19, sendo considerado o atual epicentro da doença.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2020.37665.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários