Notícias de saúde
São Paulo, 18 de Abril de 2001 (eHealthLA). Quatro meses após a proibição pelo governo brasileiro da substância Fenilpropanolamina, o laboratório Bristol-Myers Squibb retirou-a da formulação do remédio Naldecon® e relança o produto como OTC, ou de venda livre (sem a necessidade de prescrição médica). Cerca de R$ 8 milhões foram investidos no lançamento da nova fórmula do medicamento.
"Estamos bastante otimistas em relação ao sucesso do novo Naldecon®, já que somos a primeira empresa a relançar o produto em tão pouco tempo com uma formulação já aprovada pelas autoridades de saúde brasileiras", afirma Fabiano Grottoli, Gerente de Produtos de Consumo da Bristol-Myers Squibb.
"A novidade na fórmula do Naldecon® é a adição do antitérmico e analgésico Paracetamol, que proporciona tratamento da febre e dores em geral. Ainda compõem o medicamento o Cloridrato de Fenilefrina que age como descongestionante nasal e o anti-histamínico Maleato de Carbinoxamina, utilizado como coadjuvante no tratamento dos sintomas de rinite alérgica, olhos lacrimejantes e coriza.
"Os mais de 200 vírus diferentes, responsáveis pelas gripes e resfriados são chamados de rinovírus e o mais comum é o Influenza. O período de incubação, após a exposição ao vírus varia entre 48 e 72 horas.
Depois desse intervalo começam os sintomas: calafrios, tremores, dores de cabeça e musculares, presença de coriza, congestão nasal, mucosas avermelhadas e mal-estar.
Normalmente, a duração média dos sintomas é de sete dias e na maioria dos casos, repouso, ingestão abundante de líquidos e medicamentos que aliviam os sintomas são suficientes para a recuperação total do paciente.
Entretanto, quando o estado gripal se estende ou evolui para um estágio de maior incômodo, o melhor caminho é procurar orientação médica.
"Dicas de como prevenir
·Cultivar hábitos alimentares saudáveis, ingerindo alimentos ricos em proteínas, fibras, vitaminas;
·Beber bastante líquido (água pura, suco de frutas ou chás). Os líquidos ajudam a manter o corpo hidratado, além de ajudar a eliminar as toxinas que fazem mal ao nosso organismo.
·Evite bebida gelada;
·Dormir pelo menos oito horas por dia;
·Fazer exercícios regularmente, praticar esportes e conseqüentemente diminuir o estresse da vida moderna. Estudos mostram que pessoas mais estressadas adoecem mais, porque o estresse diminui as defesas do organismo;
·Evitar aglomerações e ambientes fechados. Manter sempre o ar circulando para que os vírus não se concentrem no local;
·Evitar choques térmicos, como tomar banho quente e sair no frio;
·Não fumar e evitar a poluição;
·Lavar sempre as mãos;
·Respirar pelo nariz, nunca pela boca. A mucosa do nariz foi feita para aquecer e umedecer o ar que respiramos, evitando que o ar chegue frio aos pulmões.
Copyright © 2001 eHealth Latin America
Veja também