Notícias de saúde

Fórmulas enriquecidas não aumentam rendimento de crianças

17 de dezembro de 2021 (Bibliomed). Algumas propagandas de fórmulas infantis afirmam que seus produtos são enriquecidos com vitaminas que aumentarão as chances de as crianças irem bem na escola quando crescerem. Contudo, uma pesquisa realizada pelo University College Londres, na Inglaterra, mostrou que oferecer tais fórmulas não trazem tais benefícios.

Os pesquisadores analisaram dados de sete ensaios clínicos randomizados de fórmulas infantis nutricionalmente modificadas, conduzidos em cinco hospitais britânicos entre agosto de 1993 e outubro de 2001. Os dados do ensaio foram vinculados a registros escolares de mais de 1.600 participantes quando tinham 11 e 16 anos.

Os resultados mostraram que aqueles que receberam fórmula modificada quando bebês não tiveram pontuações mais altas em matemática e inglês aos 11 anos ou pontuações mais altas em inglês aos 16 anos do que aqueles que receberam fórmula padrão quando crianças.

Além de não ter efeito sobre o poder do cérebro, os nutrientes adicionados na fórmula para bebês podem até causar danos, observaram os pesquisadores. Eles também acreditam que muitos dos testes com fórmulas não foram bem conduzidos, o que evidencia uma necessidade de regulamentar melhor a pesquisa em fórmulas infantis e garantir que essa evidência seja usada para remover nutrientes desnecessários e potencialmente prejudiciais do leite em pó e para evitar alegações promocionais enganosas.

Embora o leite materno seja o melhor para bebês, as fórmulas infantis são amplamente utilizadas para complementar ou substituir a amamentação e são dadas a mais de 60% das crianças menores de 6 meses em todo o mundo.

Os autores do estudo apontaram, contudo, que os ensaios que analisaram foram conduzidos há várias décadas e houve mudanças na composição das fórmulas e cuidados neonatais desde então. Isso é relevante porque mais bebês prematuros doentes e pequenos agora sobrevivem e eles poderiam ter respostas diferentes à fórmula enriquecida.

Fonte: BMJ. DOI: 10.1136/bmj-2021-065805.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários