Notícias de saúde

Brasil: Curitiba tem programa inovador para a saúde bucal dos idosos

São Paulo, 9 de Abril de 2001 (eHealthLA). A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba lançará no primeiro semestre desse ano o Manual de Atenção à Saúde Bucal do Idoso que padronizará o atendimento em todas as 90 clínicas odontológicas da rede municipal de saúde.

Essa publicação complementará um programa, denominado Cárie Zero Idoso, que atende e dá orientações preventivas a esse público alvo com problemas bucais.

Nos últimos oito meses, cerca de 780 pessoas passaram pelo atendimento que é o primeiro serviço de saúde bucal para idosos do país. Do total de pessoas atendidas, 222 fizeram biópsia com 9 resultados positivos para câncer de boca.

Todas foram encaminhadas para o Hospital Erasto Gaertner. Outras 95, sem lesões cancerígenas, fizeram cirurgias na clínica odontológica da Universidade Tuiuti.

O Instituto Nacional do Câncer – Inca – registra que em 60% dos casos, o diagnóstico do câncer bucal é feito em estágio avançado da doença; e é um mal que acomete pessoas com idade superior a 50 anos, fumantes, que ingerem bebidas alcoólicas e chimarrão.

"Pesquisas recentes mostram que a presença de um fungo na secagem das folhas da erva-mate pode estimular o surgimento de lesões na boca", explica o coordenador do Cárie Zero Saúde, Sílvio Gevaert.

O atendimento inicia na unidade básica de saúde que faz a triagem e encaminha os pacientes com lesões suspeitas de câncer para a US Ouvidor Pardinho.

Faça seu auto-exame

Observe se a pele do rosto e do pescoço está alterada. Puxe com os dedos o lábio inferior para baixo, expondo a mucosa. Apalpe todo o lábio. Com a ponta do dedo afaste a bochecha para examinar a parte interna. Examine a gengiva superior e inferior.

Examine a língua e a parte abaixo dela. Também examine o céu da boca (palato) e o fundo da garganta. Examine o pescoço e observe se existem caroços ou áreas endurecidas.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários