Notícias de saúde

População ganha acupuntura gratuita

Belo Horizonte, 06 de Novembro de 2001 (Bibliomed). A Sociedade Brasileira de Fisioterapia (Sobravisa) criou um programa inédito para atender à população carente. Com o Acupuntura Solidária, fisioterapeutas que trabalham nesta área estão atendendo gratuitamente pacientes em Uberlândia, Curitiba, Brasília e Camará, no Ceará.

O programa deverá ser expandido para outras regionais da Sobravisa em todo o País. Além do tratamento com as agulhas, os pacientes também são submetidos a procedimentos fisioterapêuticos convencionais, caso os profissionais julguem necessário. Mas não é só.

O Acupuntura Solidária ainda oferece palestras que são ministradas por alunos do curso de especialização em Acupuntura da Center Fisio IMES, sobre Aids e doenças sexualmente transmissíveis, osteoporose, queimaduras, orientações posturais para atividades diárias, saúde da mulher, hanseníase, saúde e higiene bucal, saúde e atividade física, alimentação, doenças metabólicas e outras como diabetes, hipertensão e obesidade.

O objetivo da Sobravisa é fazer com que a acupuntura deixe de ser privilégio das classes mais favorecidas e disseminar o trabalho desses profissionais por todo o País.

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, o Confito, foi o primeiro a regulamentar, em 1985, a prática da acupuntura para os seus profissionais. Para ser acupunturista o fisioterapeuta é submetido a rigorosas exigências acadêmicas determinadas pelo Confito.

Mais de 20 mil pessoas já foram beneficiadas pelo atendimento desses profissionais em Uberlândia/MG e a procura pelo projeto cresce a cada dia. O sucesso foi tanto que o Acupuntura Solidária recebeu a premiação de Empresa Cidadã.

Em Brasília o programa atende no Centro Espírita Paulo de Tarso, todas as terças-feiras, a partir das 18h. Quem quiser outras informações sobre o projeto e locais de atendimento poderá obtê-las pelo e-mail fisioacupuntura@bol.com.br

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários