Notícias de saúde

BRASIL: Ultra-Sonografia - O Caminho para Uma Gravidez Segura

São Paulo, 27 de março de 2001 (eHealthLA). Entre os recentes avanços da Medicina Fetal está a Ultra-sonografia em Terceira Dimensão, que mostra imagens com volume do bebê, permitindo o diagnóstico de várias doenças, mas principalmente de malformações na face, como lábio leporino, nas extremidades do corpo, nas partes moles e deformidades nas articulações, por exemplo, pé torto.

Segundo o Dr. Mário Burlacchini, responsável pelo setor de Medicina Fetal da Omni Serviços Diagnósticos, uma das vantagens mais significativas do ultra-som 3D é a possibilidade de arquivar as imagens do feto, para estudo posterior do problema e apresentação a outros médicos. Este exame também facilita a compreensão dos pais e fortalece o vínculo entre mãe e bebê.

Cronograma Pré-Natal

Segundo os especialistas, oo Ultra-som 3D é um exame completar a ultra-sonografia tradicional, importante método para diagnosticar se o bebê é saudável, ou detectar doenças e malformações, facilitando o tratamento durante a gestação ou o parto. O primeiro ultra-som deve ser feito até a oitava semana de gravidez para definir o tempo de gestação, a data do parto e a localização do feto.

O segundo deve ocorrer entre 11 e 14 semanas, quando é possível identificar gestações múltiplas, problemas cardíacos, entre outras coisas. Entre 20 e 23 semanas, pode-se detectar 85% das malformações e avaliar o risco de parto prematuro. No final da gravidez, o exame permite a análise do crescimento e o bem estar fetal.

Quem Não Deve Deixar de Fazer

Toda gestante deve fazer a ultra-sonografia morfológica, mas para algumas o exame é ainda mais importante: mulheres com história na família de malformações, de doenças hereditárias, com mais de 35 anos, grávidas que tiveram infecção recente, como rubéola, ou que tomaram medicamentos que podem comprometer o feto.

Além de confirmar se o bebê é saudável ou não, com o resultado do exame, os pais podem ser orientados e acompanhados durante o pré-natal, pode-se fazer exames complementares, definir a necessidade da adoção de medicamentos durante a gravidez, ou de cirurgia e adequar o parto às necessidades da criança, incluindo, por exemplo, um cardiologista na equipe médica.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários