Notícias de saúde

BRASIL: Prevenção da Osteoporose na Infância Pode Eliminar a Doença

São Paulo, 28 de Fevereiro de 2001(eHealthLA). A osteoporose, mal que aflige cerca de 200 milhões de pessoas no mundo todo, pode ser detectada, desde a infância, através de um equipamento de diagnóstico da doença. Está chegando ao Brasil, uma nova técnica preventiva que utiliza o Sunlight Omnisense, aparelho de ultra-sonometria óssea, fabricado pela empresa israelense Sunlight Ultrasound Technologies.

O aparelho é capaz de rastrear qualquer indício da doença, de maneira bem mais eficiente do que qualquer tipo convencional de ultra-sonografia. Através de uma espécie de scanner, examina, minuciosamente, a estrutura óssea do paciente, permitindo sua cura precoce.

Segundo a reumatologista Vera Szejnfeld, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a ciência sabe como prevenir e tratar a osteoporose, no entanto por falta de conhecimento a população não está se cuidando e mais vítimas surgem. “Como a doença é assintomática, este aparelho servirá como uma forte arma para prevenção”, diz a especialista. "Os remédios disponíveis são suficientes e bons, tanto para evitar que o mal apareça quanto para controlá-lo", acrescenta.

Como se Manifesta

A osteoporose atinge cerca de 10 milhões de brasileiros. No mundo são cerca de 200 milhões de doentes. É uma doença, mais comum na terceira idade, na qual os ossos começam a perder um dos seus principais componentes, o cálcio. A perda de massa óssea facilita a ocorrência de fraturas. A osteoporose pode ser hereditária, mas alguns fatores externos contribuem para a piora, como o excesso de cigarro, álcool e café.

As mulheres estão mais propensas à doença, onde o risco é agravado pela insuficiência de leite e queijo na alimentação. Não tomar sol e levar uma vida sedentária, assim como a retirada do útero e a menopausa, também contribuem para que a osteoporose se instale.

Tratamento

O tratamento consiste em fazer exercícios físicos com a orientação de um especialista e alimentação com dieta rica em vitamina D e cálcio. Fazer exercícios físicos sob a orientação de especialistas, principalmente musculação, além de incluir na dieta alimentos ricos em cálcio. Tomar banho de sol moderado também contribui para fixar os minerais no esqueleto. Alimentos com altas doses de vitamina D, como o atum, ajudam a preencher as cavidades no osso.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários