Notícias de saúde

BRASIL: Empresa lança suplemento nutricional para cicatrização da úlcera

São Paulo, 23 de Março de 2001 (eHealthLA). A Support Produtos Nutricionais acaba de lançar o Cubitan®, um suplemento nutricional específico para cicatrização das úlceras de decúbito, também conhecidas como úlceras de pressão ou escaras.

As úlceras de decúbito são ocasionadas pela pressão constante exercida em um determinado ponto do corpo, geralmente regiões onde existe uma saliência óssea que favorece a compressão da pele.

O termo decúbito vem do latim “deitar-se” e são exatamente os pacientes acamados que apresentam maior risco de desenvolver estas úlceras.

Desnutrição

As úlceras de decúbito constituem um sério problema que afeta cerca de 9% dos pacientes hospitalizados e 23% dos indivíduos em assistência domiciliar (Home Care).

Trazem conseqüências como a piora da qualidade de vida do paciente, maior tempo de hospitalização e custos. Pesquisas apontam a desnutrição como um dos principais fatores de risco no surgimento destas feridas.

Muitos estudos relatam a hipoalbuminemia (diminuição da albumina, principal proteína do sangue), a anemia, a linfopenia (diminuição dos glóbulos brancos), a redução zinco sérico e do peso corporal nos indivíduos que apresentam úlceras de decúbito.

As pessoas com úlceras de decúbito exigem especial atenção, por meio de mudanças da posição de quem está deitado, massagens de conforto e curativos, além dos cuidados médicos, como cirurgias plásticas e medicamentos.

A terapia nutricional no tratamento destas feridas é uma novidade que complementa estes cuidados já instituídos.

Ela se baseia na oferta adequada de calorias, proteínas e nutrientes específicos para a regeneração dos tecidos, além do acréscimo de substâncias antioxidantes para o combate aos radicais livres.

Segundo informações da Support, o novo suplemento tem todos os componentes necessários que ajudam a recuperar o estado nutricional e estimular a cicatrização: proteínas, arginina, zinco e micronutrientes (vitaminas A, C e E, Cobre e Selênio).

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários