Notícias de saúde

Choques em Obturações Provocam Dor Facial Súbita

Por Amy Norton

NEW YORK, (Reuters Health) - Pessoas que sofrem de nevralgia trigeminal freqüentemente descrevem sua dor facial como a sensação de um choque elétrico. Para uma mulher cujas restaurações dentárias criaram um condutor elétrico oral, esta descrição foi particularmente adequada.

De acordo com um relato publicado no The New England Journal of Medicine, uma mulher de 66 anos de idade com nevralgia trigeminal piorou subitamente após se submeter a tratamento de canal dentário. Ela relatou “uma sensação de choque elétrico” na área da face onde duas obturações, uma de mercúrio, outra de ouro, estavam em contato uma com a outra, disse o Dr. William P. Cheschire Jr. à Reuters Health. De acordo com o Dr. Cheschire, um neurologista da Mayo Clinic em Jacksonville, Flórida, o procedimento de tratamento de canal deixou um dente com peça de mercúrio próximo a um outro dente que recebeu uma coroa de ouro.

A seguir a mulher sentiu “um choque intenso” quando comia tomates ou alguns outros alimentos.O Dr. Cheshire disse que alguma coisa com relação aos sais contidos nos alimentos promoveu o fluxo de eletricidade entre os metais diferentes na boca da paciente. A nevralgia trigeminal é um distúrbio do quinto nervo craniano. Mesmo às vezes sendo associada com a esclerose múltipla, a causa subjacente freqüentemente é desconhecida. Certos fatores desencadeantes, como comer, falar ou mesmo tocar, deflagra uma dor aguda, em relâmpago abaixo de um dos lados da face.

Neste caso, a dor era realmente semelhante a um relâmpago, como “corrente elétrica genuína” proveniente dos dentes da paciente. O mini-condutor foi desativado quando a obturação de mercúrio foi substituída por uma de porcelana.

Fonte: The New England Journal of Medicine 2000;342:2003

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários